sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Como reprogramar suas crenças para pensar com um cara de sucesso?


Vemos o mundo através da lente de nossas crenças. A PNL diz que o mapa não é o território, mas as crenças são mapas que filtram o mundo e só permitem que percebamos aquilo que acreditamos existir.

Os psicólogos Daniel Simons e Christopher Chabris, que ensinavam em Harvard, desenvolveram em 1999 um experimento para testar como o cérebro filtra a realidade através da lente de nossas crenças.

Os teste é extremamente simples, e demora apenas 60 segundos. A única coisa que a pessoa testada precisa fazer é observar um grupo passando uma bola de basquete de mão em mão e contar quantas vezes as pessoas vestidas de branco passam a bola.

O vídeo abaixo tem o teste, caso pretenda fazer pare de ler o post agora e assista o vídeo, pois no parágrafo posterior será comentado o teste.

URL: http://www.youtube.com/embed/vJG698U2Mvo?rel=0

Já contou? Não? Não continue lendo até terminar de assistir ao vídeo e contar os passes.

Qual a resposta? 17? 19?21?

Quantas vezes o grupo passou a bola?

Isso não importa muito. Na verdade, enquanto você estava preocupado contando os passes, provavelmente não reparou que um gorila passou lentamente no vídeo, bem diante do seu nariz, sem que você percebesse, fazendo macaquices e VOCÊ NEM VIU!!!!!

Beleza, eu também não percebi, só depois que revi o vídeo, e fiquei estarrecido com a forma como filtramos o mundo para só enxergar o que acreditamos ser verdade...

Entendeu agora???

Quantas gatas passaram em sua frente, dando mole, e você não percebeu porque suas crenças dizem que é impossível, que você não é capaz de seduzir uma supergata, que mulheres lindas só querem caras ricos, famosos e bonitos e bobagens do tipo.

Agora que você já se convenceu do poder das crenças, você me pergunta: Dio, beleza, mas que tipo de crenças posso alimentar e colocar na minha cabeça?

Para isso, me sirvo da psicologia cognitivo comportamental, que mostra que nós temos uma série de crenças centrais, mutias delas inconscientes, relacionadas a nós mesmos, ao mundo, ao futuro e aos outros.

Vamos dar uma olhada nelas, e, depois de compreendê-las, podermos modificá-las. Preparado?


Identifique, na lista abaixo, com que frequência costuma pensar sobre si mesmo como:

Crenças ligadas ao senso do próprio valor

* Não tenho valor
* Sou inaceitável
* Sou mau, louco, derrotado
* Sou um nada mesmo, sou um lixo
* Sou cruel, perigosos, venenoso, maligno
* Não mereço viver
* Sou diferente, indesejável, feio, monótono, não tenho nada a oferecer

Crenças sobre o merecimento do amor dos outros

* Não sou amado, querido, sou negligenciado
* Sempre serei rejeitado, abandonado, sempre estarei sozinho
* Sou diferente, imperfeito, não sou bom o suficiente para ser amado




Crenças sobre competência e autoconfiança

* Sou inadequado, ineficiente, incompetente;
* Eu não consigo me proteger;
* Sou fraco, descontrolado;
* Eu não consigo mudar;
* Eu não tenho atitude;
* Não sou objetivo;
* Sou uma vítima;
* Sou vulnerável, fraco, sem recursos, passível de maus tratos;
* Sou inferior, um fracasso, um perdedor;
* Não sou bom o suficiente;
* Não sou igual aos outros.

Isto é só uma amostra do circo de horrores que muitos de nós costumamos abrigar em nossas mentes, mesmo inconscientemente. Não admira que não consigamos ser grandes sedutores com este mindset...

Tentamos esconder dos outros a imagem horrível que fazemos de nós mesmos...

E como consequência, ficamos tensos, desajeitados, tentamos agradar e obter a aprovação dos outros, o que, no fundo, só faz reforçar as crenças negativas de nossa própria incapacidade e falta de merecimento...

Se nós pensamos assim sobre nós mesmos, como poderemos acreditar que somos capazes de seduzir uma outra pessoa? Precisamos aprender a nos seduzir primeiro...

Para isso, precisamos ACREDITAR, antes de mais nada, QUE È POSSÌVEL MUDAR NOSSAS CRENÇAS.

A boa notícia é que podemos aprender a mudar nossas crenças. A má notícia é que, quanto mais profunda e mais antiga uma crença foi criada - na infância, por exemplo - mais difícil e demorado é reprogramá-la. Mas, com disciplina, esforço e persistência, é possível se desenvolver e revolucionar a própriua vida.

Agora que nos convencemos de que podemos mudar nossas crenças, não sem esforço, vem a próxima crença: você pode mudá-las, mas terá que trabalhar duro. Como?

QUESTIONANDO e duvidando das suas crenças negativas toda vez que elas surgirem em sua mente...

REFORMULANDO a crença negativa de uma forma positiva...

Encontrando EVIDÊNCIAS das novas crenças positivas em situações passadas, que contrariem a crença negativa

Praticando EXAUSTIVAMENTE novos comportamentos consoantes as novas crenças.

Encontre, custe o que custar, provas contrárias a essas crenças. Por exemplo, se abriga a crença de que você é incapaz de seduzir, rastreie no passado situações em que influenciou outras pessoas, seduziu, encantou... ou vá atrás dessas evidências!!!

Outra forma, como eu mencionei no post anterior, é escrever um roteiro cinematográfico narrando sua vida tomando essas crenças positivas como verdadeiras, descrevendo as situações, de forma bem emocional e colorida, de você atuando a partir do pressuposto de que essas crenças são verdadeiras.


Exemplo de crenças positivas para colocar no lugar das negativas? Basta reescrever estas crenças negativas de forma positiva e buscar evidências positivas dessas novas crenças.

Exemplo:

* Não tenho valor = eu sou um cara de grande valor
* Sou inaceitável = sou digno de amor e aceitação
* Sou mau, louco, derrotado = eu sou ótimo, saudável, bem-sucedido
* Sou um nada mesmo, sou um lixo = eu sou ótimo, tenho valor, sou digno de confiança, respeito e amor
* Sou cruel, perigosos, venenoso, maligno = sou um cara com pontos e fracos, e tenho o poder de mudar e estou constantemente melhorando...
* Não mereço viver = eu mereço viver e ser feliz.

* Sou diferente, indesejável, feio, monótono, não tenho nada a oferecer = sou um cara singular, desejável, belo, divertido, tenho muito para contribuir....

Você compreendeu, então, que é possível mudar seu conjunto de crenças para sentir-se melhor, ter uma vida mais saudável e ter os resultados que deseja?

Mas não há almoços grátis. É preciso esforço e disciplina, e sobretudo dedicar bastante tempo, semanas, meses, talvez anos, para reprogramar suas crenças e PRATICAR NOVOS COMPORTAMENTOS consoantes as novas crenças.

Tenha consciência que crenças são como um iceberg - existem aquelas superficiais, mais fáceis de mudar, e outras mais profundas e inconscientes, de mudança mais difícil.

É como descascar uma cebola - você vai de camada em camada, e às vezes você chora...

Espero ter ajudado você a questionar as próprias crenças e a ter esperança e confiança de que é possível reprogramar suas crenças para se tornar a pessoa que deseja ser.

ATENÇÃO. Se você abriga muitas crenças negativas frequentemente e elas têm te colocado para baixo uma boa parte do tempo, você poderia considerar uma terapia, recomendo a cognitivo-comportamental.

Para saber mais, leia sobre crenças no blog http://noranadirsoares.site.med.br/index.asp?PageName=CREN-C7AS-20CENTRAIS

Nenhum comentário:

Integral Life Coaching

Coaching em desenvolvimento pessoal, carisma e sedução natural


- Desenvolva suas habilidades sociais, carisma e sedução

- Fortaleça sua autoestima e autoconfiança

- Supere a timidez e outros bloqueios sociais e de relacionamentos

- Torne-se líder em seus relacionamentos e trabalho

- Gerencie melhor sua vida em todos os aspectos: carreira, personalidade, relacionamentos, no seu eu físico, espiritual, mental e emocional


Coaching com psicólogo especialista em Dinâmica de Grupos, Master em Programação Neurolinguística, Hipnoterapeuta ericksoniano


Pré-coaching a distância (sessões por e-mail e skype)

Sessões presenciais de coaching usando técnicas avançadas de Psicologia, PNL e Hipnose

Treino presencial "em campo" de novos comportamentos e habilidades sociais e de sedução

Pós-coaching - a distância (por e-mail e skype)


Comece seu LIFE COACHING agora. giacomo.girolamo@gmail.com

skype: giacomodioniso


WORKSHOP DE SEDUÇÃO PARA HOMENS E MULHERES

Workshop - Grupos de 4 pessoas ou one-to-one (seduction personal trainer)

Um Workshop da US Lifestyle é a melhor consultoria disponível no Brasil para você que quer aumentar significativamente sua habilidade de conquista e relacionamentos com o sexo oposto, seja você homem ou mulher, e quer que isso aconteça sendo assessorado por um especialista.

Para homens
Nossos instrutores são treinados para te colocar em contato real com mulheres em shoppings, bares e boates, ensinar-lhe nosso método de maneira fácil, corrigir seus erros e te dar demonstrações ao vivo das técnicas ensinadas.

O Workshop contém de 2 a 3 treinamentos em baladas de 4 a 5 horas cada e 2 seminário de 4 horas cada. A US Lifestyle ministra regularmente Workshops em todo Brasil e Europa. Por isso, fique atento à nossa agenda, logo poderemos estar em sua cidade.

Para mulheres
Pela primeira vez, dois homens e uma mulher, especialistas em sedução e relacionamentos, revelam todos os segredos de como conquistar o coração de um homem.

Você não apenas será capaz de fazer o homem de seus sonhos se apaixonar por você, mas como manter um relacionamento duradouro com ele.

Você também saberá identificar o seu estilo mais eficaz de sedução, a evitar os comportamentos anti-sedutores, a conhecer os tipos de homens e qual melhor abordagem para cada um.

Há também vivências e dinâmicas interativas para praticar cada etapa.

Locais: Rio de Janeiro e em São Paulo

Para saber mais, entre em contato com giacomo.girolamo@gmail.com
http://www.universidadedaseducao.com/http://universidadedaseducao.blogspot.com/

Participe da Comunidade Brasileira de Natural Game